Dúvidas Frequentes

A causa mais comum é a hereditária (genética) e os homens são os mais afetados. Embora existam várias causas de queda de cabelo, ao redor de 90% do total de perda capilar é causada por uma doença conhecida como Alopecia Androgenética, em que há maior sensibilidade à ação hormonal da di-hidrotestosterona, o que estimula o afinamento dos fios. Após o seu início, em geral, o que ocorre é um quadro lento e progressivo de perda capilar.

De modo geral, para ser considerado um bom candidato a um Transplante Capilar terá de apresentar Alopecia Androgenética e uma zona dadora rica, isto é, com elevada densidade e folículos múltiplos. No entanto, existem alguns fatores que quando conjugados contribuem para um bom resultado de Transplante Capilar, como por exemplo: a técnica utilizada, o tipo de candidato e o profissional responsável pelo tratamento. Qualquer outro tipo de alopecia não será considerado a este tipo de tratamento, pelo que é de extrema importância uma prévia avaliação da estrutura capilar do paciente.

Essa resposta depende de quantos fios já foram perdidos, depende da densidade capilar do paciente e da avaliação da sua área doadora. Cada caso é individualmente avaliado, para avaliação das expectativas do paciente, da área a ser preenchida por novos fios e de quantas unidades foliculares o paciente pode doar (avaliação da área doadora). A ideia é sempre colocar o maior número possível de fios por sessão. A maior parte dos pacientes realiza apenas uma sessão. Nos casos mais evoluídos, faz-se a programação para a segunda sessão após 1 ano da realização da primeira sessão. Sempre costumo dizer aos meus pacientes: “ Eu extraio aquilo que a sua área doadora me permite, desde que você tenha a necessidade”. Por esta razão, é sempre importante alinharmos em consulta pré transplante capilar todos os detalhes e que a perspectiva do paciente esteja ao mesmo nível de sua realidade.

Os resultados de um Transplante Capilar estão sempre dependentes de várias situações. Por um lado, é importante que o paciente apresente condições capilares capazes de um bom transplante e leve o pós-operatório com bastante cautela, seguindo todas as recomendações médicas. Depois, o especialista responsável pela intervenção deve ser certificado e especializado na área em que atua. E ainda, a técnica utilizada deve ser precisa e eficaz, na medida em que apresente bons resultados e não condicione o bom desempenho do tratamento.

Em nossa clinica, realizamos anestésico local, através dos bloqueios dos nervos. E a sedação, é realizada via ORAL que deve eliminar o desconforto durante o procedimento de transplante capilar. O desconforto durante o pós-operatório é controlado com a utilização de analgésicos e anti-inflamatórios nas primeiras horas após a cirurgia. A grande maioria dos pacientes relata que o processo é confortável, tanto durante como após a cirurgia. Anestésicos locais são utilizados durante o procedimento. Após a cirurgia é fornecido um esquema de analgesia para a prevenção da dor ao paciente, para os primeiros dias de pós-operatório.

É importante entender que um transplante capilar não trava a queda de cabelo, pelo que poderá necessitar de mais sessões ao longo da vida. Isto porque um transplante capilar pode resolver problemas de calvície em determinada zona, mas a queda de cabelo continuar em outra. Além disso, um paciente com calvície avançada poderá precisar de mais do que uma sessão, já que uma só intervenção não irá promover um resultado excelente ou pelo menos o satisfatório suficiente para o paciente. Na CAPELLI, procuramos estabelecer um grau de harmonia que permita ao paciente ficar satisfeito não só no momento pós-transplante, mas com a evolução do tempo.

A recuperação de um Transplante Capilar é bastante rápida, pelo que poderá fazer a sua vida normalmente, havendo casos de pacientes a viajar no próprio dia da intervenção. O fato da técnica ser minimamente invasiva permite aos pacientes não alterar as suas rotinas, pelo que devem apenas não frequentar ambientes nocivos à cicatrização correta do transplante.

O risco cirúrgico é muito baixo. Trata-se de uma cirurgia simples, não se faz necessária a aplicação de anestesia geral, apenas anestesia local e leve sedação. A peculiaridade dessa cirurgia consiste em seu caráter artesanal (os fios são colocados um a um), pois a mesma equivale à criação de uma obra de arte, já que o processo é totalmente artesanal para que os fios restaurados tenham a aparência mais natural possível. E é exatamente por ser uma cirurgia artesanal, que sua duração média é de 8 a 10 horas, por isso é que se realiza a sedação leve, pensando no conforto total do paciente.

O Transplante Capilar é feito através de uma redistribuição dos folículos capilares no couro cabeludo e pode ocorrer de diferentes métodos, sendo que na CAPELLI procuramos garantir a máxima sobrevivência do folículo e aumentar a densidade do seu cabelo. Para que o transplante atinja os objetivos pretendidos, é necessário que numa primeira fase seja analisado o estado da zona dadora, de modo a perceber que tipo de resultados podemos esperar. Em seguida, são extraídos os folículos a transplantar, um por um, de forma integral, dispersa e com múltiplas raízes para não criar zonas de menor densidade que outras e ainda extrair com um punch de calibre extra reduzido para que o paciente não fique com marcas visíveis. Ainda nesta segunda fase, os folículos são conservados e refrigerados numa solução que garanta a estabilidade do seu metabolismo. Por fim, numa terceira fase, o folículo é injetado diretamente, não se procedendo à abertura de orifícios prévios na zona, evitando a criação de tecido fibroso, garantindo o menor trauma possível e uma recuperação mais rápida.

O processo tem duração média de 8 a 10 horas, dependendo do número de unidades foliculares a serem transplantadas. É administrado o anestésico local e uma leve sedação, que são capazes de reduzir ou eliminar qualquer desconforto. Após a anestesia, é realizada a retirada da área doadora, da região posterior ou occipital. Esses folículos extraídos são tratadas, pelas assistentes cirúrgicas até que estejam separadas somente os folículos capilares devidamente lapidados, enquanto o médico realiza as pré incisões. Em seguida, se inicia a etapa da colocação dos fios nas áreas calvas ou de menor densidade. Trata- se de um processo artístico e meticuloso, uma vez que as unidades foliculares são colocadas uma a uma, respeitando a inclinação de crescimento do cabelo de cada paciente, com o máximo de densidade possível a fim de proporcionar extrema naturalidade de resultado.

Após o procedimento, entraremos em contato com a pessoa que virá buscar o paciente, não sendo permitido sua liberação sem a mesma. Nossa equipe fornecerá assistência completa durante o pós-operatório. No dia seguinte é realizada a 1ª lavagem em sua própria residência/hotel, uma vez que um vídeo será enviado em seu whatsapp explicando como deverá lava-los nos próximos 15 dias. Seu novo cabelo começará a crescer definitivamente dentro de 3-4 meses.

Sim. O cabelo transplantado é removido de uma área do corpo (área doadora) e transferido para outra (área receptora). O folículo transplantado não é “rejeitado” pois não é estranho ao organismo. Além disso, os fios nunca afinarão, pois preservam a memória da área doadora, garantindo um resultado prolongado da cirurgia.

Não, pois os folículos transplantados preservam a “memória” genética da região doadora, ou seja, mesmo sendo transplantado para a área calva, não afinam ou caem com o tempo.

A região receptora dos folículos (antiga área calva) ficará levemente avermelhada, pequenas crostas (casquinhas) se formam, mas desaparecem num período de 4 a 7 dias. A lavagem do couro cabeludo pode ser realizada menos de 24 horas após a cirurgia. O retorno às atividades normais pode ocorrer após 72 horas da cirurgia.

NUNCA, pois a técnica utilizada é o FUE, imitamos o que acontece naturalmente com os seus fios. O resultado tipo “cabelo de boneca” acontece quando se utiliza uma técnica onde não há cuidado na implantação, sendo que cada folículo possui sua área correta a ser transplantada. Nossa meta é a naturalidade!

Existem medicamentos que são aprovados pela ANVISA e FDA para tratar a perda de cabelo padrão androgenética, incluindo vasodilatadores e inibidores da 5 alfa reductase. Embora esses medicamentos possam retardar e até interromper a progressão da perda capilar, em grande número de casos ocorre queda mesmo com a medicação, o que faz com que a cirurgia de Transplante Capilar seja a melhor solução para os casos mais avançados de Calvície/ Alopécia.

Em nossa clinica, realizamos a partir dos 21 anos.

Uma resolução do CRM veta a divulgação de valores de procedimentos médicos através de sites, o que impossibilita esse tipo de informação.

De uma forma geral, a cronologia do transplante capilar se dá da seguinte forma: 1-2 meses: queda dos folículos transplantados; 3-4 meses: inicio do crescimento dos folículos transplantados; A visibilidade do resultado ocorre de forma gradativa, conforme os fios crescem. Entre o 5º e 7º mês, nota-se grande diferença em termos de repilação e perto do 9º mês o resultado já estará bem próximo do final. Lembrando que o resultado final se dá lá pelo 14º mês.

Em primeiro lugar, é de realçar que folículo capilar e fio de cabelo não são a mesma coisa. O folículo capilar é uma estrutura localizada na hipoderme, a camada mais profunda da pele onde se encontra a raiz do fio capilar, e tem a capacidade de produzir e fazer crescer vários fios de cabelo. Depois, é importante perceber que o Transplante Capilar é uma intervenção estética que visa redistribuir os folículos capilares no couro cabeludo ao longo de 3 fases, sendo elas: 1ª fase – Extração de folículos unitários ou de uma tira de couro cabeludo 2ª fase – Seleção e conservação de folículos 3ª fase – Implante de folículos Assim, o Transplante Capilar consiste no conjunto completo destas 3 fases, enquanto que o Implante Capilar é apenas a 3ª e última fase do transplante.

Atualmente a técnica mais utilizada é a FUE (Follicular Unit Extration) em que os folículos são transplantados fio a fio da região doadora para a receptora. É uma técnica considerada artesanal, pois permite extrair fios de outros locais do corpo, como barba (por exemplo) e praticamente não deixa cicatrizes, proporcionando um efeito mais natural. Há também a técnica FUT (Follicular Unit Transplantation) conhecida como “técnica em faixa”. Isso porque é retirada uma faixa de folículos da região doadora e transplantada na região receptora. Nesse procedimento, é possível observar uma cicatriz linear que fica mais aparente principalmente quando o corte de cabelo é mais curto.

A cirurgia é feita com sedação e anestesia local não oferecendo nenhum desconforto ao paciente. Após o transplante, pode haver incômodo local leve, nada grave e que precise de uso de medicamentos fortes para amenizar a dor.

A cirurgia é divida em 2 fases: extração dos folículos e em seguida sua implantação. O tempo de duração está diretamente relacionado com o tamanho da região a ser transplantada. Porém, em linhas gerais, a cirurgia pode levar de 8 a 10 horas e não há necessidade de se ficar internado antes ou após o procedimento. Apenas homens são elegíveis para realizar o transplante capilar? Qualquer pessoa pode realizar o transplante capilar, e isso inclui as mulheres sim. Além disso, podem ser realizados transplantes de barba e até mesmo de sobrancelhas Não podemos esquecer que para a realização do transplante capilar é imprescindível fazer exames e avaliar o tipo e o grau da calvície, averiguar a saúde dos folículos que serão transplantados e se definir a melhor técnica a ser seguida.

Para o pré-operatório é solicitada a realização de exames de sangue e avaliação cardiológica. Também é indicado suspender o uso de alguns medicamentos, como o Minoxidil, por exemplo. Nesse caso, é importante conversar com o seu médico para suspender o uso de modo adequado e que não irá prejudicar seu tratamento e saúde. Em relação ao cabelo, não há necessidade de raspá-lo e se usa tinta para colori-lo, é indicado fazer isso pelo menos 3 dias antes da cirurgia. Também é recomendado evitar fumar e consumir álcool alguns dias antes do procedimento. Mas fiquem tranquilos pois aqui na Capelli, passamos todas as orientações na consulta anterior ao transplante capilar.

Entre 4 e 6 semanas após o transplante os fios que foram transplantados irão cair, mas não se assuste! As raízes permanecerão no couro cabeludo e seguirão o ciclo natural de crescimento do cabelo. O resultado do transplante pode ser visto já com 6 meses após a cirurgia, e o resultado final é esperado com 1 ano após o procedimento.

Os fios são retirados do próprio paciente de áreas que chamamos de doadoras. É feita uma avaliação para constatar a saúde e densidade dos fios que serão transplantados e assim se obter os melhores resultados com o procedimento. Há alguns estudos na área sobre a possibilidade de usar folículos de terceiros na realização de transplante capilar, porém hoje em dia isso não é possível.

É fato que o transplante capilar hoje oferece resultados cada vez mais naturais e duradouros. Os fios transplantados durarão na região receptora o mesmo tempo que durariam em sua região de origem, seguindo o ciclo natural de crescimento do seu cabelo.

Um transplante capilar é um procedimento cirúrgico no qual folículos capilares saudáveis são removidos de áreas do couro cabeludo onde o cabelo é mais denso (geralmente na parte de trás ou nas laterais da cabeça) e transplantados para áreas onde há perda de cabelo.

Indivíduos com calvície padrão masculina ou feminina, perda de cabelo devido a lesões ou queimaduras e aqueles com perda de cabelo devido a cirurgias ou tratamentos médicos podem ser bons candidatos para um transplante capilar.

A recuperação pode variar de pessoa para pessoa, mas geralmente leva algumas semanas para que o couro cabeludo se cure completamente. Pode haver inchaço e crostas temporárias nos locais do transplante, que desaparecem com o tempo.

Os resultados do transplante capilar geralmente não são imediatamente visíveis, pois leva tempo para os folículos transplantados se estabelecerem e começarem a produzir cabelo. Normalmente, os resultados finais podem ser observados após cerca de 6 a 12 meses.

Sim, é comum que o cabelo transplantado caia algumas semanas após o procedimento. Isso é normal e temporário. O cabelo transplantado começará a crescer novamente dentro de alguns meses.

Sim, o transplante capilar também pode ser uma opção para mulheres que sofrem de calvície padrão feminina ou outras formas de perda de cabelo.

FUT (Transplante de Unidade Folicular) envolve a remoção de uma faixa de tecido do couro cabeludo, enquanto FUE (Extração de Unidade Folicular) envolve a remoção individual de folículos capilares. Ambas as técnicas têm suas vantagens e desvantagens, e a escolha depende das necessidades e preferências do paciente.

Tanto a técnica FUT quanto a FUE podem deixar pequenas cicatrizes no couro cabeludo, mas essas geralmente são discretas e podem ser facilmente ocultadas pelo cabelo circundante.

Muitas pessoas podem retornar ao trabalho alguns dias após o procedimento, desde que evitem atividades extenuantes que possam comprometer a área do transplante.

Sim, o transplante capilar pode ser combinado com outros procedimentos, como redução de testa, para obter resultados estéticos mais completos.

Não há uma idade mínima específica, mas é importante que o paciente tenha um padrão de perda de cabelo estável antes de considerar o procedimento.

Um transplante capilar bem-sucedido pode durar a vida toda, desde que os folículos transplantados sejam cuidados e mantenham sua saúde.

Sim, o transplante capilar pode ser realizado em pessoas com diferentes texturas e tipos de cabelo.

É importante escolher um cirurgião experiente e qualificado que tenha uma boa reputação e experiência comprovada em transplante capilar. Faça uma pesquisa cuidadosa, leia avaliações de pacientes anteriores e agende consultas para discutir suas opções e expectativas antes de tomar uma decisão final.

Tratamentos capilares em Bauru

Tricologia
Transplante Capilar
Técnica FUE